Doença misteriosa causa duas mortes em Salvador. Quatro casos estão sendo monitorados


Moradores do bairro de Paripe, em Salvador, relatam doença ‘misteriosa’ que matou dois adolescentes e deixou cinco pessoas internadas com os mesmos sintomas.  Segundo o G1, agentes de saúde e de endemias estiveram na região para aplicar fumacê em algumas casas e ruas próximas. Os moradores da localidade do Alto da Muribeca vivem essa preocupação há quase um mês. Foi nesse período que Ícaro da Silva Duque, de 19 anos, começou a apresentar febre, dor de cabeça e hemorragia. No dia 5 de fevereiro, ele não resistiu aos sintomas.

A segunda vítima, Luan Bastos dos Santos, de 15 anos, era vizinho de Ícaro e apresentou os mesmos sintomas que o amigo. Ele começou a se sentir mal na sexta-feira (14) e, cerca de cinco dias depois, não resistiu aos sintomas.

Ainda de acordo com a publicação,  dos cinco moradores internados, dois são adolescentes e três deles tem 21, 28 e 35 anos. O pescador Calixto Santos contou que mora no local há 30 anos e nunca presenciou um surto parecido. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do estado e também do município estão trabalhando em conjunto para identificar qual é a doença. O órgão disse ainda que os casos são monitorados pelas secretarias responsáveis.

Fonte: G1