Salvador tem chuva de granizo no 1º dia do ano; Veja vídeo

O ano de 2020 chegou causando. A chuva que começou a atingir Salvador e Região Metropolitana na noite de segunda-feira (30) veio acompanhada de raios e trovões e até granizo nesta quarta-feira, primeiro dia do ano. Houve pontos de alagamento na cidade e até as 17h a Defesa Civil (Codesal) havia registrado 26 ocorrências.

E, sim, choveu mesmo gelo em Salvador! Pode até parecer piada (ainda mais na véspera da estreia de 'Frozen 2' nos cinemas da cidade), mas é verdade. Vários internautas registraram a queda do granizo e a Codesal confirmou e explicou o fenômeno. 
"Com o recebimento de diversas imagens acerca de chuva de granizo em Salvador, a Defesa Civil de Salvador informa que a formação de granizo ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens de cúmulo-nimbo (que se desenvolvem verticalmente). O clima quente e os ventos fortes geraram um ambiente propício para a precipitação de granizo). No Nordeste não é comum a formação de granizo devido à temperatura alta, mas o fato de ocorrer ventos fortes no período desenvolveu o fenômeno", diz o órgão municipal, em nota.

"Tá caindo gelo", diz uma cinegrafista amadora ao mostrar as pedras de gelo na vizinhança. "Ó, gente, tá caindo granizo do céu. (...) Tá pensando que Salvador é fraca? Salvador é barril! Até gela", brinca, no final da gravação.
Em outro ponto da cidade, um homem chega a pegar uma das pedras de gelo e mostrá-la. Veja abaixo.
Na região da Via Expressa, outro registro do fenômeno que circula nas redes sociais. "Eu vivi pra ver granizo em Salvador", diz uma pessoa a bordo de um veículo na região da Rótula do Abacaxi.  Fonte:Correio