Óleo atinge Ilha de Itaparica; Saiba as praias que foram atingida



As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia e dos outros estados nordestinos chegaram à Baía de Todos-os-Santos nesta quinta-feira (17). A Ilha de Itaparica, que fica na região metropolitana de Salvador, foi afetada pela contaminação, que já chegou ao município de Vera Cruz, nas praias do Jaburu, Barra Grande e Barra do Pote.
Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
No total, nove cidades já foram atingidas pelas manchas em todo o estado [Confira lista atualizada abaixo] e mais de 150 toneladas de resíduos foram recolhidas das praias — somente em praias da capital, foram recolhidas 47 toneladas de óleo nos dois últimos dias.De acordo com a prefeitura da cidade, uma equipe foi treinada com orientações e material para retirar o óleo da costa litorânea. Imagens feitas no local mostram o óleo concentrado nas pedras que contornam a baía, que é a maior do Brasil.
Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica, na praia de Barra do Pote — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
De acordo com a prefeitura da cidade, uma equipe foi treinada com orientações e material para retirar o óleo da costa litorânea. Imagens feitas no local mostram o óleo concentrado nas pedras que contornam a baía, que é a maior do Brasil

As manchas de óleo passaram a afetar dois rios na cidade de Esplanada: Inhambupe e Subaúma. Além disso, também chegaram às praias de Ondina e do Farol da Barra

Nesta quinta, a prefeitura de Salvador informou que foram retiradas mais quatro toneladas da substância nas praias da capital. No total, 26 toneladas já foram removidas em Salvador. Também nesta quinta, foram retiradas três toneladas do óleo em Conde, segunda cidade baiana afetada pelas manchas.

Em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos (SESP) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) retiraram cerca de oito toneladas de óleo das praias de Vilas do Atlântico e Ipitanga, informou a prefeitura.

Na quarta, o governo baiano informou que tinha aderido à ação civil pública aberta pelo MP e pelo MPF contra a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por causa do óleo. Os órgãos disseram que veem "omissão" na demora em adotar medidas de proteção e que ingressaram com a ação "em decorrência das consequências e riscos ambientais provenientes do vazamento de óleo".


Lista de locais afetados:

Praia Vera Cruz (Ilha de Itaparica

Praia do Jaburu (praia)

Praia de Barra Grande (praia)

Praia da Barra do Pote (praia);

Salvador 
Praia do Flamengo (praia)
Jardim dos Namorados (praia);
jardim de Alah (praia)
Praia de Placaford (praia)
Buracão (praia)
Ondina (praia)
Pituba (praia);
Boca do Rio (praia);
Stella Maris (praia)
Farol da Barra (praia)
Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS)
Ipitanga (praia)
Vilas do Atlântico (praia)
Camaçari (47 km – RMS)
Arembepe (praia)
Guarajuba (praia)
Itacimirim (praia e manguezal)
Jauá (praia)
Mata de São João (61 km – RMS)
Praia do Forte (praia)
Imbassaí (praia e manguezal)
Santo Antônio (praia)
Costa do Sauípe (praia)
Entre Rios (142 km)
Subaúma (praia)
Porto de Sauípe (praia)
Massarandupió (praia)
Esplanada (170 km)
Baixio (praia)
Mamucabo (praia)
Rio Inhambupe (rio)
Rio Subaúma (rio)
Conde (186 km)
Barra da Siribinha (praia)
Barra do Itariri (praia)
Sítio do Conde (praia)
Poças (praia)
Jandaíra (205 km)
Coqueiro (praia)
Mangue Seco (praia)
Três Coqueiros (praia)
Costa Azul (praia)
Rio Itapicuru (rio)
Rio Real (rio);



00:00/00:22


00:00/00:22