DOM MACEDO COSTA:Um Ano Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi um Maior é sucesso de público


Um ano de sucesso na realização da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura de Dom Macedo Costa,somando a sua 1ª edição de muita persistência e insistência de mostrar a força do homem e da mulher do campo, conquistando espaços para valorização e comercialização de uma produção diferenciada embasada na agroecologia e na economia solidária e justa, através da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, agradou aos comerciantes e também aos compradores. E estava com uma programação recheada de cores, sabores, saberes e fazeres do povo, como apresentações culturais, com grupos de , também o show, além de muita diversidade de produtos expostos e comercializados, levando a novidade da exposição E em meio a tantas coisas boas nessa Feira, espaços partilhar de conhecimentos e experiências sobre diferentes contextos, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Ruraisprefeitura municipal através das Secretarias de Agricultura e Assistência Social, contando ainda com diversos apoios, que contribuíram para o reconhecimento e o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A prefeita Egnaldo Pinton, você prefeito , e o deputado estadual Robson Almeida ,ex deputado Bira Coroa.

presente no evento, enfatizou a valorização do fortalecimento da agricultura familiar. “É um canal direto de comercialização onde o próprio homem do campo pode vender sua mercadoria direta ao consumidor, então, nós fortalecemos a nossa cadeia produtiva e aumentamos a renda do agricultor”, disse. 

A tapioqueira Maria comemorou as vendas e disse estar satisfeita. “Todos os meus produtos são trazidos do sítio e aqui posso vender sem precisar de atravessador, o que barateia o preço, sendo assim, meu lucro também aumenta. Me sinto valorizada pela Prefeitura de Dom Macedo Costa , que está me dando essa oportunidade de melhorar a minha renda”, afirmou. 

Para a dona de casa Joelma , a alimentação saudável tem se tornado cada vez mais difícil. “Desde cedo, as pessoas preferem o refrigerante e as frituras por ser mais cômodo e mais rápido e isso tem causado males absurdos à saúde. Com essa feira, não se tem mais desculpas, pois o local é de fácil acesso e a estrutura é boa. Com certeza, a feira é um ganho para saúde dos ”, explicou. 

O secretária de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, , destacou a importância da feira para a vida das pessoas. “Hoje, os brasileiros consomem mais de sete litros de agrotóxicos por ano, ou seja, estamos nos matando. Aqui, na feira, são oferecidos produtos sem agrotóxicos e, assim, podemos fortalecer a nossa saúde. Vamos marcar história no Agreste realizando a feira semanalmente”, completou. 

A Feira da Agricultura Familiar será realizada todas as todo domingo a partir das 8h, na praça . Quem for ao local poderá adquirir produtos livres de agrotóxicos que vão desde hortaliças, frutas, verduras, tubérculos até ovos, queijo, frangos, carnes de bode, boi e porco. Produzem mel, farinha, , banana, gergelim, polpa de frutas, ovos, mandioca e quiabo. O deputado Robson Almeida destacou o evento como um marco importante para a agricultura familiar. Para ele, o melhor foi aproveitar produtos de qualidade, sabendo onde e como são produzidos. Quem passeou pelos espaços e adquiriu os produtos, aprovou a variedade, elogiou o trabalho dos agricultores e o Bira Coroa (superintendência legislativa estadual) e Manoela Oliveira (assessora do deputado federal Zé Neto)Também presentes, os secretários municipais Luana Piton (Saúde), (Educação), Jocivan (Obras,Transportes e Serviços Públicos) Mara (Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural); vereadores Geraldo Sales "Bahia" (presidente da Câmara), Edmundo Bomfim Santos, Jailton Santos Souza "Bochecha"; dentre os demais visitantes, José Carlos Toneto (ACESAJ, GANA), Ailton Santos (CMDCA), Manoel Missionário, Antonio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, João Carlos (Território do Recôncavo), Lorena e Amanda (SETAF), Mariana (GANA e Território do Recôncavo) e Dr. Fabrício Barbosa (Advogado), Dilson (Vice-prefieto de Conceição do Almeida).parabenizou os agricultores e reafirmou o seu apoio nas ações de incentivo a produção e a agricultura familiar. A feira tem como objetivo incentivar a produção e a comercialização no município, na parceria com o poder público. foi sucesso absoluto e recebeu elogios dos produtores como também da população