Aniversário de Salvador nesta sexta (29) Show de Ivete Sangalo,Léo Santana, Bell e Solange Almeida

 

A cantora Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no fim de semana do aniversário de Salvador, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (19) pela prefeitura. O desfile ocorrerá entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra, na orla da capital baiana, no dia 31 de março (domingo), a partir das 15h.

Além de Ivete, no mesmo dia, os grupos Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza e Malê de Balê também terão desfile na região. A festa é gratuita e integra a programação em comemoração aos 470 anos da cidade, que faz aniversário no dia 29 de março.

De acordo com a prefeitura, a comemoração terá ainda shows em outros pontos da cidade: o bairro de Cajazeiras X terá apresentação de Léo Santana e Deny Dennan. O evento será realizado no Campo da Pronaica, no dia 29 (sexta-feira), às 19h.

No dia 30 será a vez de Bell Marques e Solange Almeida comandaram a festa na Praça da Revolução, em Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador, às 19h.

No mesmo dia, às 18h, Moraes Moreira e Paulinho Boca irão apresentar o show "Sempre Novos Baianos", no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. No mesmo palco, canta ainda o roqueiro Márcio Mello.
                                           CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

              
Também no dia 29, será realizado no Farol da Barra o Festival de Língua Portuguesa (Felpo), que ocorre pela primeira vez em Salvador. A programação inclui um concerto que vai reunir Daniela Mercury, Saulo, António Zambujo, Ana Moura, Paulo Flores, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina e Márcia Short. A festa será no Farol da Barra, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Evento em Salvador anuncia atrações para as comemorações do aniversário de Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1 Bahia

Os shows fazem parte do Festival da Cidade começa na quinta-feira (21) e segue até o dia 31, com programação gratuita. A grade foi anunciada durante coletiva de imprensa, no Teatro Gregório de Mattos, no centro da capital. O evento contou com a participação do prefeito e do vice-prefeito, ACM Neto e Bruno Reis, além de outras autoridades e representantes de empresas que apoiam a festa.

No primeiro dia, o evento conta com oficinas voltadas para o empreendedorismo feminino, com o projeto Mulheres do Paraguaçu, às 14h. As oficinas segue até o sábado (23), no Espaço Cultural Alagados, que no bairro do Uruguai.

Durante o mesmo período, o Espaço Xisto Bahia também recebe oficina às 14h. A Casulo de Artes Inclusivas é um evento voltado para gestores e agentes culturais, que estimula as vivência da acessibilidade e possibilita a experimentação de barreiras encontradas por pessoas com deficiência.

                                               CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE

Ainda na abertura do Festival da Cidade, na quinta (21), o Espaço Cultural da Barroquinha segue com a exposição Orixás da Bahia, uma mostra composta por 16 estátuas confeccionadas em papel machê e em tamanho natural de divindades africanas, das 14h às 19h.

Também abrindo na quinta, o Festival Transatlântico de Fotografia, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade, é aberto na Casa de Castro Alves, na Rua do Passo. As exposições podem ser vistas até domingo (24), das 10h às 19h.

As exposição reúne trabalhos da artista suíça radicada brasileira Claudia Andujar, o trabalho multicultural de Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco, além das fotografias da Salvador do século XIX, por Marc Ferrez e Alberto Henschel.

Também na Rua do Passo, só que nas escadarias da Igreja do Santíssimo Sacramento, acontece a exposição de retratos colorizados do Nordeste, continuidade do Festival Transatlântico, voltada para a arte popular do interior nordestino de meados do século XX. As exposições podem ser vistas até domingo (24), das 10h às 19h, gratuitamente. G1