Fiéis de todos os lugares do estiveram em Guaibim na manha de sábado (2 /02 /2019) para participar de uma das maiores festas em homenagem a Iemanjá. O evento organizado pela secretaria de cultura ) em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença reuniu milhares de pessoas no Guaibim .
banda. AFROREGGAE DE VALENCA BAHIA. Realizaram o show Encantos de Iemanjá com repertório preparado exclusivamente com grandes sucessos da música brasileira que lembram a energia e os rituais das religiões afros. Depois da procissão, que percorreu a Avenida de Guaibim , os fiéis chegaram na orla .
o prefeito ressaltou a grandeza do evento para o município e acrescentou que a prefeitura é parceira para garantir infraestrutura e suporte à festa.
Como manda a tradição mais uma vez na festou a festa de Iemanjá foi realizada com muita alegria, atraindo turistas e moradores para grande devoção a Rainha do Mar.. A ação foi supervisionada pela Marinha do brasil , a fim de garantir a segurança no mar.
O povo de Santo vindo de vários terreiros de Valença e também de outras cidades a exemplo de entoaram cânticos durante o cortejo que percorreu algumas ruas do distrito até chegar a Avenida Beira-mar. A secretária municipal de Cultura, Esporte e lazer estima que cerca de 450 adeptos das religiões de matrizes africanas participaram do ato e que ao todo, aproximadamente duas mil pessoas prestigiaram as homenagens a Iemanjá
Para saudar a Rainha do Mar com muita alegria, fé e devoção. Uma multidão foi à praia de Guaibim , para festejar, levar uma oferenda, pagar ou fazer uma promessa para a Rainha do Mar. O evento que é coordenado pela Secretaria de Cultura do município, contou com as presenças do prefeito Ricardo Moura lado da primeira dama ,Margareth Carvalho.
O comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Santo Antônio de Jesus, tenente-coronel Matias, falou vem juntamente com o órgão tentando ajustar essa parceria visando o bem da comunidade. falou sobre o Curso de Salvamento Terrestre, ministrado ao efetivo, que tem como objetivo capacitar os militares do Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências em locais de difícil acesso, empregando técnicas e equipamentos especiais para salvar vidas.Com informações do Gazzeta do Recôncavo