Deputado Estadual Rogério Andrade Filho solicita ao Governo do Estado a recuperação da BA-120

Deputado Estadual Rogério Andrade Filho solicita ao Governo do Estado a recuperação da BA-120
Nesse primeiro mês de mandato, o deputado Rogério Andrade Filho (PSD) focou a atenção na malha rodoviária da região de Santo Antônio de Jesus e entorno, sua principal base eleitoral. Na segunda indicação que encaminhou ao governador Rui Costa, ele solicitou a recuperação da pavimentação asfáltica da estrada BA-120, que liga os municípios de Elísio Medrado e Santa Terezinha. O parlamentar fez uma consideração importante para a segurança de todos que ali trafegam, sejam motoristas ou passageiros. “A implantação de barras de proteção lateral em curvas – guard-rail– equipamento indispensável numa via com curvas pronunciadas e tráfego intenso”. No documento que protocolou junto à Secretaria Geral da Mesa, ele explica que a topografia dessa área (e do vale do Jiquiriçá) é algo acidentada, com morros e vales que resultam muitas vezes em despenhadeiros e a queda, eventual, de veículos, nesses pontos “teria consequências funestas”.
Para o deputado Rogério Andrade Filho, a recuperação da estrada só será completa se essas defensas forem colocadas, resguardando a integridade física de cidadãos envolvidos em acidentes rodoviários naquela área. Na justificativa anexada em sua indicação, o deputado do PSD acrescenta que a BA-120 possui 25 quilômetros, mas detém um significativo fluxo de veículos de cargas e particulares, destacando o escoamento da produção agropecuária regional, especialmente de produtos como farinha de mandioca, banana, cacau, café, laranja, uva, bovinos, caprinos, ovinos e suínos. O parlamentar salientou que as cidades de Elísio Medrado e Santa Terezinha, respectivamente, possuem cerca de 8.500 e 9.700 habitantes, além dos moradores de todo o Vale do Jiquiriçá que precisem se deslocar para Castro Alves, Itatim e Sapeaçu, ou necessitem acessar à BA-493 – elo de ligação com a BA-120. Lembrou ainda o deputado Rogério Andrade Filho a importância turística dessa região, que atende, inclusive praticante de esportes radicais como “asa delta” e “parapente” que saltam da rampas de vôo livre instaladas nas localidades do Boqueirão e Serra da Jibóia.
O deputado do PSD discutiu o estado da estrada com Robson Epaminondas Santana de Souza e Agnaldo Andrade, respectivamente, prefeito de Elísio Medrado, e ex-prefeito da localidade vizinha, Santa Terezinha, concluindo que é “crucial” a imediata realização de obras. Fortes chuvas, informa Rogério Andrade Filho, abriram inúmeros buracos na pista de rolamento, prejudicando a trafegabilidade na BA-120 e cumulando de prejuízos os produtores rurais, proprietários de veículos e a própria vitima dos transeuntes. Por fim, o parlamentar pediu ao governador Rui Costa prioridade para esse pleito regional, “pois é necessário que ofereçamos conforto e segurança a motoristas, passageiros e cargas que trafegarem ali com a máxima urgência – com a recuperação asfáltica daquela estrada e a implantação de guard-rail”. (AL-BA)