SAJ: população ignora risco de doenças e continua a alimentar pombos na Praça Padre Mateus; Entenda o perigo

Grande quantidade de pombos na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus é registrado por internauta. Diversos moradores já reclamaram da presença das aves na praça e em setembro deste ano foi flagrada crianças brincando com os pombos. 

Apesar de serem aves que se adaptam facilmente as condições urbanas, as pessoas passam a alimentá-las, o que acaba atraindo muito mais. Em São Paulo, foi publicada no Diário Oficial em junho deste ano, uma lei que proíbe alimentar ou abrigar pombos na cidade, com direito a multa de R$ 200 caso não seja cumprida.  

Além de sujar o ambiente, os pombos também transmitem doenças como zoonoses, como a criptococose ou a salmonelose. No Distrito Federal, três pessoas foram internadas com doença infecciosa transmitida pelo pombo. A transmissão ocorre através do cocô, por isso a necessidade extrema de evitar contato com as fezes dessas aves e também da prefeitura realizar sempre a limpeza dessas fezes, uma vez que, elas secam, podem virar poeira e ser aspiradas para os pulmões.Fonte: Blog do Valente

Veja vídeo explicando um pouco mais.